EJA 2024 Online: Cursos EAD para obter o certificado do Ensino Médio

Se você não conseguiu se formar na educação básica no tempo certo, e gostaria de concluir seus estudos agora, mas não tem muito tempo, veja aqui tudo que precisa saber sobre o EJA 2024 Online e conquiste seu diploma do Ensino Médio.

Pessoa segura diploma em canudo diante um notebook aberto
Imagem: Freepik

O que é EJA?

Regulamentada em 1996, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9394) , a Educação de Jovens e Adultos – EJA foi criada pelo Governo Federal como uma modalidade de ensino destinada aos jovens, adultos e idosos que não conseguiram estudar na idade apropriada.

A EJA oferece ambos os níveis de educação básica, possibilitando a conclusão dos estudos em um período mais curto que na educação convencional, reduzindo o tempo de conclusão do Ensino Fundamental para até 4 anos e o do Ensino Médio para 18 meses.

A modalidade de estudo tem a mesma validação do que a convencional, tanto que formados no EJA podem cursar a educação de nível superior normalmente, e também podem participar do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), para utilizar a nota como forma de ingresso na universidade.

Homem estuda com seu notebook
Imagem: Freepik

EJA 2024 Online

Estudar é importante, mas ter disponibilidade de tempo para dedicar aos estudos, às vezes, pode ser difícil para um adulto trabalhador, mas não é impossível, já que é possível concluir o Ensino Médio à distância, veja abaixo algumas opções de cursos EJA 2024 Online:

EJA SESI

Uma das instituições mais renomadas do país, quando se fala de educação profissional, o SESI também oferece educação básica, incluindo a modalidade EJA, que pode ser desenvolvida à distância por quem busca concluir o Ensino Médio.

Desenvolvido totalmente a distância, o curso EJA EAD do Sesi, só tem encontros presenciais para a realização das provas, as aulas são disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da instituição, com acompanhamento de professores capacitados.

O curso é aberto ao público em geral, aceitando inscrições de candidatos com 18 anos ou mais, porém em algumas unidades do SESI só é gratuito para trabalhadores da indústria, construção civil e seus dependentes, os demais pagam mensalidades de em média R$ 85.

O que estudar para o Encceja 2024?

Fundamental e Médio.

EJA Uninove

Mais conhecida por seus cursos de ensino superior, a Uninove também oferece curso EJA online, que tem conteúdos e atividades disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da universidade, e acompanhamento de tutores qualificados.
Mulher assiste a aula online na sala de sua casa
Imagem: Freepik

A faixa etária mínima para fazer o curso também é a partir de 18 anos, e o curso só é disponibilizado para pagantes, que podem conseguir uma isenção de matrícula, mas precisam investir nas mensalidades de R$ 69,90.

EJA ETEC

O Centro Paula Souza (CPS) oferece a adultos maiores de idade, mais do um curso EJA EAD, a instituição inclui uma área de conhecimento a mais, além das quatro comuns do Ensino Médio, adicionando uma formação profissionalizante de assistente de planejamento ao curso.

http://doutores%20ERRAM%20essas%203%20questões%20do%20Encceja
prepare-se

Apostilas do Encceja 2024

Nível Fundamental e Médio (Prova em PDF)
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Diferente dos cursos do SESI e Uninove, o EJA ETEC não conta com professores ou tutores, sendo totalmente autoinstrucional, dependendo apenas do aluno acessar os conteúdos, assistir às videoaulas e fazer os exercícios.

Disponibilizado por meio de unidades da Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC), o curso é totalmente gratuito e online, com encontros presenciais apenas para realização das provas.

Não é necessário passar em um processo seletivo para fazer o curso EJA EAD ETEC, basta ficar atento a abertura de inscrições e se inscrever no portal do CPS.

Inscrições EJA 2024 Online

Para se inscrever em cursos EJA 2024 Online, é preciso verificar o período de inscrições e informações no portal da instituição de seu interesse. Veja abaixo como se inscrever, por exemplo, no Centro Paula Souza:
  1. Acesse o portal do CPS clicando aqui;
    Portal do Centro Paula Souza
    Imagem: Reprodução
  2. No alto da página clique na aba EAD e em EJA;
  3. Faça sua pré-inscrição fornecendo os dados solicitados;
  4. Anexe os documentos solicitados;
  5. Conclua sua inscrição;
  6. Pronto, agora é só aguardar a aprovação de seus documentos e o e-mail enviado pelo CPS com seus dados de login para acessar o ambiente virtual de estudo e começar seu curso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cristina Barbosa
A Redatora Cristina é especialista no universo educacional e produtora de conteúdo online desde 2015. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Encceja 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo educacional para todos os nossos leitores.