O que levar no dia da prova do Encceja 2024? Evite surpresas!

Milhares de jovens e adultos vão fazer a prova do Encceja para tentar conquistar seu diploma, mas você sabe o que levar no dia da prova do Encceja 2024? O que pode, o que não pode? Veja aqui as respostas e evite surpresas.

Pessoas fazem prova em uma sala
Imagem: Freepik

O Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que fornece certificados de conclusão dos estudos.

Criada em 2002, pelo Governo Federal, o Exame avalia os conhecimentos de pessoas que não concluíram os estudos na idade certa, verificando se estão aptos a receber um diploma de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

As provas do Encceja

Divididas em quatro provas objetivas de múltipla escolha, as provas do Encceja conta com questões sobre conteúdos aprendidos no nível para o qual o candidato está tentando obter certificado de conclusão, além de uma redação.

As provas têm 180 questões, separadas por áreas de conhecimento diferentes nas provas para Ensino Fundamental e Ensino Médio, que abrangem todo conteúdo estudado nos níveis.

Close de uma pessoa assinalando resposta em um caderno de prova
Imagem: Freepik

O que levar no dia da prova do Encceja 2024?

Quando se inscrevem, os participantes se preocupam em se informar sobre o que cai na prova para direcionar seus estudos e o dia e horário da prova, mas a maioria esquece que a prova tem algumas regras bastante rígidas de realização.

Uma das coisas importantes a saber é o que levar no dia da prova do Encceja 2024, e conforme o edital, só há dois itens obrigatórios, o documento de identificação com foto válido (verificar opções no edital) e a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Quanto tempo leva para sair o certificado do Encceja?


O documento também destaca que pode haver a exigência de máscara de proteção à covid-19, em locais que tenham o uso do acessório determinado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

É importante destacar, que ao se referir a caneta, o edital não se limita a um número, e pode ser inteligente levar pelo menos duas unidades, para o caso de uma falhar.

O que é permitido na prova do Encceja 2024?

Os itens acima mencionados são os necessários para a realização da prova, mas há também uma série de itens que não são obrigatórios, mas são permitidos durante o desenvolvido da prova, veja alguns deles:

  • Todo participante pode levar lanche;
  • Participantes com deficiências podem levar acessórios próprios necessários previamente, como: máquina de escrever em braile, caneta de ponta grossa, óculos especiais, lupa, luminária, tábuas de apoio, entre outros, se previamente solicitado e a solicitação aprovada pelo Inep;
  • Todos os participantes que desejarem podem utilizar artigos religiosos, como véu, quipá, colares, entre outros itens do tipo, com exceção de materiais impressos, desde que respeitem protocolos de proteção à covid-19.

Os participantes devem estar cientes que todos os itens acima, descritos como permitidos, serão devidamente vistoriados na entrada da sala de prova.

Tema da Redação Encceja 2024: Se prepare desde agora!

Notebook, tablet, fones de ouvido, relógio de pulso e óculos escuros sobre uma mesa
Imagem: Freepik

O que não é permitido na prova do Encceja 2024?

Na lista do que pode ou não pode, também há muitos itens que não só não são permitidos, como são proibidos uso durante a prova, veja alguns deles:

  • Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro, etc);
  • Canetas de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, corretivos;
  • Livros, manuais, impressos, anotações;
  • Réguas e máquinas calculadoras;
  • Relógio (seja digital ou analógico);
  • Dispositivos eletrônicos como: telefones celulares, smartphones, tablets, ou similares;
  • Alarmes;
  • Fones de ouvido ou qualquer transmissor;
  • Gravador ou qualquer receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Qualquer item dos acima citados, que os participantes portarem no dia da prova, devem obrigatoriamente ser guardados no envelope porta-objetos fornecido na entrada, sendo os eletrônicos desligados, e o envelope lacrado e identificado mantido debaixo da carteira o tempo todo.

Curso do Encceja Online: Aproveite os materiais e seja aprovado!

Como acessar o edital do Encceja 2024

Para garantir que tem todas as informações importantes sobre todo o processo seletivo do Encceja 2024, incluindo orientações para o dia da prova, os inscritos devem acessar e ler o edital da edição assim que se inscreverem.

Veja abaixo como acessar o edital do Encceja 2024:

  1. Acesse o portal do Inep clicando aqui;
    Portal Inep
    Imagem: Reprodução
  2. Em Áreas de atuação, clique em Avaliações e Exames Educacionais;
  3. Na nova página, clique em Encceja;
  4. Na página do Encceja, clique em Editais;
  5. Pronto, agora é só clicar no edital que ele abrirá em PDF para leitura.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cristina Barbosa
A Redatora Cristina é especialista no universo educacional e produtora de conteúdo online desde 2015. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Encceja 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo educacional para todos os nossos leitores.