Encceja Ensino Médio 2024: Inscrições, Assuntos, Provas e Certificados

Muitas pessoas estão interessadas em fazer a prova do Encceja no ano de 2024 para concluir os estudos correspondentes ao Ensino Médio. Neste texto, você ficará informado sobre o processo de inscrição, os assuntos que precisa estudar para as provas e como obter seu certificado do Encceja Ensino Médio 2024.

Encceja Ensino Médio 2024
Encceja Ensino Médio 2024

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, também conhecido como Encceja, é uma oportunidade concedida aos estudantes que não finalizaram o Ensino Fundamental ou Médio de concluírem seus estudos por meio de uma avaliação que demonstre seus conhecimentos.

Os estudantes que finalizem o Ensino Médio por meio do Encceja estão tão aptos para entrarem na universidade quanto quaisquer outros estudantes que concluíram os estudos de forma regular.

A prova é aplicada anualmente aqui no Brasil, e os certificados também são válidos em qualquer lugar do território brasileiro, não podendo ser rejeitados por nenhuma universidade sob nenhuma hipótese.


Quem pode fazer o Encceja ensino médio 2024?

O exame é realizado pelo INEP e dirigido às pessoas que não finalizaram seus estudos em idade adequada, por isso, existem alguns critérios do próprio INEP para as inscrições.

A principal exigência para o caso dos candidatos que desejam concluir o Ensino Médio é que eles precisam ter 18 anos completos no dia da aplicação das provas. O exame é aplicado de forma gratuita em todo o Brasil e aqueles que alcançam a pontuação mínima exigida podem retirar seus certificados.

Imagem | Guia do Estudante

Inscrições para o Encceja Ensino Médio 2024

As inscrições para o exame costumam abrir nos meses de maio e junho. A data oficial de 2024 ainda não foi divulgada, mas esta página será atualizada com novas informações assim que possível.

A inscrição acontece pela internet, através do site oficial do INEP, que pode ser acessado por computadores, notebooks, smartphones e tablets. Basta entrar na Página do Participante do Encceja, se cadastrar, criar login e senha e realizar a inscrição.

  1. Clique aqui para acessar a página do ENCCEJA;
  2. Clique na opção Inscrições 2024 e entre com sua conta gov.br digitando seu CPF e senha de acesso;
Imagem: Gov.br
  • Preencha todos os dados solicitados;
  • Escolha a opção obter certificado do Ensino Médio;
  • Escolha a Secretaria de Educação ou Instituto Federal que emitirá seu certificado de conclusão. (É importante que seja aquela que esteja mais próxima a você);
  • Preencha o questionário socioeconômico;
  • Verifique se todas as informações que você preencheu estão corretas e clique em enviar e finalizar.
  • Lembre-se de preencher seus dados corretamente, incluindo seu endereço porque o INEP determinará seu local de prova a partir dele.

    Para a inscrição não é cobrada nenhuma taxa, e o sistema fornecerá seu cartão de inscrição com todas as suas informações. Se você desejar, pode imprimir o cartão e levar no dia da prova.

    O que estudar para o Encceja 2024?

    Ensino fundamental e médio!

    Como são as provas do Encceja?

    A aplicação do exame ocorre em um único dia, pela manhã e à tarde, nos horários de 9h às 13h e de 15h30 às 20h30, respectivamente.

    Pela manhã, os candidatos do Ensino Médio respondem às questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias. À tarde, as questões cobradas são de Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias e, por fim, a prova de Redação.

    Com base nos anos anteriores, as provas devem ocorrer no mês de agosto, mas fique atento pois atualizaremos a página com essas informações.

    Imagem | Encceja 2022

    O que estudar para o Encceja ensino médio 2024

    Os assuntos que os alunos precisam dominar fazem parte dos PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais. Veja abaixo:

    Matemática e Suas Tecnologias 

    • Análise de gráficos;
    • Cálculos simples;
    • Matemática financeira;
    • Probabilidade e porcentagem.

    Ciências Humanas e Suas Tecnologias

    • Geografia do Brasil;
    • Política.
    • Tecnologia e o seu impacto na sociedade;

    Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 

    • Eletricidade;
    • Ondas sonoras;
    • Preservação da natureza;
    • Propagação da luz e do som.

    Linguagens, códigos e suas tecnologias

    Formação das palavras;

    Gêneros textuais;

    Interpretação textual;

    Linguagem verbal e não verbal.


    Como obter o certificado do Encceja Ensino Médio 2024?

    Primeiramente, é preciso conquistar a pontuação mínima de 100 pontos na prova objetiva e 5 pontos na redação para ter direito ao certificado.

    Depois de ser aprovado, o candidato deve comparecer à Secretaria de Educação ou Instituto Federal escolhido no ato da inscrição para retirar seu certificado. É válido ressaltar que o mesmo só pode ser retirado pessoalmente pelo próprio estudante, apresentando documento com foto e número de inscrição.

    Veja abaixo um vídeo com mais informações sobre a emissão do certificado. Não se esqueça de ficar atento às atualizações da nossa página.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Cristina Barbosa
    A Redatora Cristina é especialista no universo educacional e produtora de conteúdo online desde 2015. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Encceja 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo educacional para todos os nossos leitores.