Esses processos seletivos confundem muito os estudantes. Mas , você sabe qual a diferença entre ENEM e Encceja? Você irá entender de uma vez por todas como funciona e qual o objetivo de cada um. Veja a seguir qual a diferença entre ENEM e Encceja:
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o ENEM?
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um exame que avalia o conhecimento dos estudantes acerca dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio.
Mas, além disso, é um exame destinado a distribuição de vagas e bolsas de estudo para o ensino superior. O Enem é o método oficial de ingresso em instituições do ensino superior.
Por isso, os estudantes que irão começar uma graduação precisam passar por ele. Pois, é com essa nota que os candidatos concorrem a uma vaga, tanto na rede privada quanto na rede pública.
Para a rede privada, o programa utilizado é o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas parciais e integrais.
Enquanto isso, para as vagas da rede pública, o programa utilizado é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
´Por isso, os estudantes que finalizam o ensino básico, realizam o Enem para poder começar uma graduação.
O que cai na prova do ENEM?
Um dos pontos que mais difere o Enem de outros programas, são os conteúdos do Enem. E para que você entenda melhor, separamos as áreas presentes no exame. Então, veja abaixo:
- Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física;
- Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Matemática e suas tecnologias;
- Redação.
O que é o Encceja?
Mas, qual a diferença entre o Enem e o Encceja? Bem, você já conferiu que o Enem é o exame que os estudantes concluintes do ensino básico participam para ingressar em uma graduação.
Enquanto isso, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame que avalia o conhecimento com foco na conclusão do ensino básico.
O Encceja tem como objetivo oferecer certificação para os jovens e adultos que não puderam concluir o ensino fundamental ou o ensino médio.
Por isso, os seus conteúdos são focados em ambas as etapas do ensino básico, e você irá conferir quais são esses conteúdos mais a frente.
Quando os estudantes alcançam pontuação mínima, logo, são aprovados no Encceja e podem receber o certificado de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio.
A certificação permite que os candidatos interessados possam se inscrever e participar do Enem a fim de dar continuidade aos seus estudos.
O que cai no Encceja?
Como você já pôde perceber, o que mais difere esses dois exames é o seu objetivo. Entretanto, os conteúdos também tem as suas diferenças.
Enquanto o Enem conta com assuntos mais específicos, o Encceja tem um grau de dificuldade menor e conta com as matérias habituais do ensino básico, contendo vários assuntos desde os primeios anos do ensino fundamental.
Para que você entenda melhor, veja a seguir quais os conteúdos do Encceja:
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- Matemática;
- Historia e Geografia;
- Ciências Naturais.
Se você quiser conferir mais detalhes sobre diferença entre Enem e Encceja, não deixe de conferir o vídeo a seguir: