Certificado do Ensino Fundamental: Descubra a forma mais rápida de obtê-lo!

Embora a Constituição assegure o direito à educação, milhares de jovens brasileiros acabam tendo que abandonar os estudos, e podem nunca se formar, por não conseguir mais voltar à escola, mas tem um jeito mais fácil de obter o certificado do Ensino Fundamental, veja aqui.

Certificado Encceja
Imagem: Divulgação

O Encceja

Em 2002, o Governo Federal criou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), uma prova, realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como um meio mais rápido de concluir a educação básica.

Voltado a jovens que não concluíram os estudos na idade certa, o exame avalia os conhecimentos de seus participantes quanto aos conteúdos do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, fornecendo certificados de conclusão aos aprovados nas provas.

Jovens adultos na escola
Imagem: Freepik

Como obter o certificado do Ensino Fundamental?

Para obter o certificado do Ensino Fundamental pelo Encceja o candidato só precisa se inscrever e participar do Exame, que acontece uma vez por ano, e, é claro, conseguir aprovação nas provas que abordam conteúdos das disciplinas estudadas no Ensino Fundamental e na redação.

Para conseguir ser aprovado no Exame, o candidato precisa ter uma pontuação mínima de 100 em cada uma das quatro provas do Encceja, que valem 200 pontos, e tirar pelo menos 5 na redação que vale 10 pontos.

É importante ressaltar que o Exame tem um método diferente de pontuação, com a nota dos candidatos sendo calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que pontua as questões por nível de dificuldade, o que faz com que as questões tenham pontuações diferentes.

Jovem adulto estuda em um livro sentado na mesa de uma cafeteria
Imagem: Freepik

Cartão de Confirmação Encceja 2024.

Assuntos Cobrados no Encceja 202

Matemática, Português e mais!

As provas do Encceja

Realizadas em um único dia, as provas do Encceja contam com quatro provas objetivas de múltipla escolha com questões do nível de ensino para qual o candidato se inscreveu e uma redação sobre tema revelado apenas no momento da prova.

As provas, que são realizadas nos turnos da manhã e tarde, são separadas por áreas de conhecimento, veja abaixo a separação das disciplinas e o número de questões de cada área das provas para Ensino Fundamental:

  • Ciências naturais – 30 questões;
  • Matemática – 60 questões;
  • Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física – 30 questões;
  • História e geografia – 60 questões.

Como estudar para o Encceja

Como o objetivo do Encceja é facilitar a formação na educação básica, e a quantidade de conteúdos que podem cair em suas provas é bastante grande, o Ministério da Educação (MEC) providenciou apostilas com os conteúdo das provas, para ajudar os participantes a estudarem.

Para obter as apostilas, que são separadas de acordo com o nível de ensino, e por área de conhecimento, os candidatos só precisam acessar o portal oficial do Inep, e baixar as apostilas, que podem ser impressas ou salvas, na página do Encceja.

Descubra também, o que estudar para o Encceja 2024!

Inscrição Encceja

Se você quer tentar obter seu certificado do Ensino Fundamental pelo Encceja, pode se inscrever gratuitamente, dentro do prazo estabelecido pelo Inep, no portal do Exame, veja abaixo como se inscrever:

  1. Acesse o portal do Encceja Nacional clicando aqui;
    Inscrição Encceja
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em Inscrição 2024;
  3. Acesse o sistema fornecendo seu CPF e data de nascimento;
  4. Informe seus dados pessoais e de endereço e clique em próximo;
  5. Informe se necessita de atendimento especializado no dia da prova e clique em próximo;
  6. Informe que fará o Exame para o Ensino Fundamental;
  7. Indique o estado e município no qual prefere fazer a prova;
  8. Indique em que instituição certificadora deseja buscar seu Certificado de Conclusão e e clique em próximo;
  9. Verifique se as informações sobre a prova estão corretas e clique em próximo;
  10. Responda ao Questionário Socioeconômico e clique em confirmar;
  11. Informe seus dados de contato (telefones e e-mail) e clique em salvar;
  12. Pronto você está inscrito.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Cristina Barbosa
    A Redatora Cristina é especialista no universo educacional e produtora de conteúdo online desde 2015. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Encceja 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo educacional para todos os nossos leitores.