Muitas pessoas estão interessadas em fazer a prova do Encceja no ano de 2024 para concluir os estudos correspondentes ao Ensino Médio. Neste texto, você ficará informado sobre o processo de inscrição, os assuntos que precisa estudar para as provas e como obter seu certificado do Encceja Ensino Médio 2024.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o Encceja?
O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, também conhecido como Encceja, é uma oportunidade concedida aos estudantes que não finalizaram o Ensino Fundamental ou Médio de concluírem seus estudos por meio de uma avaliação que demonstre seus conhecimentos.
Os estudantes que finalizem o Ensino Médio por meio do Encceja estão tão aptos para entrarem na universidade quanto quaisquer outros estudantes que concluíram os estudos de forma regular.
A prova é aplicada anualmente aqui no Brasil, e os certificados também são válidos em qualquer lugar do território brasileiro, não podendo ser rejeitados por nenhuma universidade sob nenhuma hipótese.
Quem pode fazer o Encceja ensino médio 2024?
O exame é realizado pelo INEP e dirigido às pessoas que não finalizaram seus estudos em idade adequada, por isso, existem alguns critérios do próprio INEP para as inscrições.
A principal exigência para o caso dos candidatos que desejam concluir o Ensino Médio é que eles precisam ter 18 anos completos no dia da aplicação das provas. O exame é aplicado de forma gratuita em todo o Brasil e aqueles que alcançam a pontuação mínima exigida podem retirar seus certificados.
Inscrições para o Encceja Ensino Médio 2024
As inscrições para o exame costumam abrir nos meses de maio e junho. A data oficial de 2024 ainda não foi divulgada, mas esta página será atualizada com novas informações assim que possível.
A inscrição acontece pela internet, através do site oficial do INEP, que pode ser acessado por computadores, notebooks, smartphones e tablets. Basta entrar na Página do Participante do Encceja, se cadastrar, criar login e senha e realizar a inscrição.
- Clique aqui para acessar a página do ENCCEJA;
- Clique na opção Inscrições 2024 e entre com sua conta gov.br digitando seu CPF e senha de acesso;
Lembre-se de preencher seus dados corretamente, incluindo seu endereço porque o INEP determinará seu local de prova a partir dele.
Para a inscrição não é cobrada nenhuma taxa, e o sistema fornecerá seu cartão de inscrição com todas as suas informações. Se você desejar, pode imprimir o cartão e levar no dia da prova.
O que estudar para o Encceja 2024?
Ensino fundamental e médio!Como são as provas do Encceja?
A aplicação do exame ocorre em um único dia, pela manhã e à tarde, nos horários de 9h às 13h e de 15h30 às 20h30, respectivamente.
Pela manhã, os candidatos do Ensino Médio respondem às questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias. À tarde, as questões cobradas são de Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias e, por fim, a prova de Redação.
Com base nos anos anteriores, as provas devem ocorrer no mês de agosto, mas fique atento pois atualizaremos a página com essas informações.
O que estudar para o Encceja ensino médio 2024
Os assuntos que os alunos precisam dominar fazem parte dos PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais. Veja abaixo:
Matemática e Suas Tecnologias
- Análise de gráficos;
- Cálculos simples;
- Matemática financeira;
- Probabilidade e porcentagem.
Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Geografia do Brasil;
- Política.
- Tecnologia e o seu impacto na sociedade;
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Eletricidade;
- Ondas sonoras;
- Preservação da natureza;
- Propagação da luz e do som.
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Formação das palavras;
Gêneros textuais;
Interpretação textual;
Linguagem verbal e não verbal.
Como obter o certificado do Encceja Ensino Médio 2024?
Primeiramente, é preciso conquistar a pontuação mínima de 100 pontos na prova objetiva e 5 pontos na redação para ter direito ao certificado.
Depois de ser aprovado, o candidato deve comparecer à Secretaria de Educação ou Instituto Federal escolhido no ato da inscrição para retirar seu certificado. É válido ressaltar que o mesmo só pode ser retirado pessoalmente pelo próprio estudante, apresentando documento com foto e número de inscrição.
Veja abaixo um vídeo com mais informações sobre a emissão do certificado. Não se esqueça de ficar atento às atualizações da nossa página.