Muitas pessoas enxergam na prova do ENCCEJA a oportunidade que elas precisam para finalizarem seus estudos básicos e avançarem com suas carreiras profissionais. Entretanto, uma dúvida sempre surge sobre a gratuidade do exame. O ENCCEJA 2024 é pago ou não? Neste texto respondemos a essa pergunta.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Por dentro do ENCCEJA
Antes de falar sobre os custos para o exame, precisamos falar um pouco sobre o que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceria com o MEC e se dirige àquelas pessoas que não puderam concluir o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade regular.
Assim, o estudante pode se submeter ao exame e, caso obtenha a nota estipulada, consegue concluir mais rapidamente seus estudos, emitir seu certificado de conclusão e estar apto a cursar uma universidade, se desejar.
A prova é aplicada anualmente no Brasil e pode ser realizada até mesmo por brasileiros que residem no exterior e por pessoas que estão privadas de liberdade.
Dada a importância do exame, é importante saber quais são suas exigências, regras e informações sobre quem pode participar.
Quem pode se inscrever no ENCCEJA 2024?
Apesar de estar aberta a todas as pessoas que desejam concluir os estudos, a prova do ENCCEJA tem alguns requisitos importantes que foram estabelecidos pelo próprio INEP e é necessário observá-los.
A princípio os principais requisitos para fazer a prova são:
- Ensino Fundamental: o estudante precisa ter pelo menos 15 anos completos até a data da aplicação do exame;
- Ensino Médio: o estudante precisa ter pelo menos 18 anos completos até a data da aplicação do exame.
Se você cumpre com as exigências já está apto a se inscrever e concluir seus estudos o quanto antes.
O que estudar para o Encceja 2024
Fundamental e MédioO ENCCEJA 2024 é pago?
Apesar de alguns exames promovidos pelo INEP serem pagos, como é o caso do ENEM, por exemplo, a inscrição do ENCCEJA é completamente gratuita até o presente momento.
Sendo assim, fica ainda mais fácil de alcançar pessoas em diferentes locais, pois não é necessário pagar nenhum valor para se inscrever.
Existe alguma exceção?
Apesar de ser gratuito, existe uma situação na qual a prova do ENCCEJA pode ser cobrada e nós te explicamos agora qual é.
O único caso de cobrança acontece quando as pessoas se inscrevem, mas não comparecem e nem justificam a falta. Assim, caso você se inscreva, mas não possa estar presente no dia da aplicação do exame, é importante entrar no sistema do ENCCEJA para justificar sua falta.
Caso você não justifique a falta, será cobrada uma taxa de R$ 40,00 quando você for se inscrever novamente no ano seguinte.
É preciso pagar pelo certificado ENCCEJA 2024?
Essa dúvida sobre o pagamento do certificado também é bastante comum, mas a boa notícia é que o certificado também não tem nenhum custo para o estudante, sendo emitido de maneira completamente gratuita pela instituição correspondente.
Sendo assim, a única coisa que você precisa fazer caso seja aprovado é solicitar a emissão do seu certificado. Normalmente, o aluno recebe um e-mail informando que já é possível fazer a solicitação.
Por esse motivo, é muito importante estar atento no momento da inscrição para selecionar a instituição certificadora que esteja mais próxima ao seu local de moradia, já que é preciso comparecer pessoalmente e com documento original com foto para fazer a retirada do certificado.
Fique atento às atualizações da nossa página, pois sempre teremos informações novas e atualizadas.