Com as inscrições abertas no Edital do Encceja 2024, muitos alunos ficam em dúvida quanto às inscrições, datas das provas, cronogramas, e regras para realização do certame. Por isso, preparamos um artigo perfeito para você não se perder nas informações do Edital do Encceja 2024.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o edital do Encceja
O Instituto Nacional de Educação Anísio de Teixeira (Inep) divulgou o edital do Encceja 2024. Com isso, os alunos que estavam na expectativa de fazer a prova, já podem começar a se preparar para o exame.
Trata-se de uma prova que deve ser feita de forma presencial, ao qual avalia jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental na idade ou tempo correto. Para esta edição de 2024, o teste será executado em agosto.
As inscrições serão realizadas entre de maio e de junho, para a prova do final do ano. Além disso, o Encceja 2024 segue com um benefício: sem valor de inscrição, mesmo para candidatos que não compareceram à inscrição anterior.
Quem pode fazer o Encceja 2024?
Segundo o Edital, a prova está disponível a todos os brasileiros. Ou seja, qualquer pessoa pode realizar sua inscrição e se organizar para fazer a prova. No entanto, algumas regras precisam de mais atenção.
Qualquer pessoa pode ingressar no Encceja desde que cumpra a idade mínima exigida. Para acessar a essas informações, o aluno pode acessar o site do Encceja e ler os dados contidos no edital.
Assim, observe alguns regras básicas de idade que devem ser observadas:
- 15 anos na data do exame para prestar o exame do ensino fundamental.
- 18 anos na data da realização do exame (o aluno que tiver menos no dia da inscrição, mas já tiver com a idade na data, pode de inscrever).
No entanto, é necessário observar outras questões. A exigência de ensino médio completo não se apresenta para realização do exame. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se inscrever diretamente, caso queira.
Cronograma atualizado do Encceja 2024
As inscrições para o Encceja 2024 serão aceitas entre os meses de maio a de junho desse ano. Com isso, o primeiro passo importante para o estudante é prestar atenção à data de inscrição para não perder.
Os dados cadastrais a serem preenchidos pelos alunos devem estar atualizados, como telefone, para que o Inep entre em contato caso necessário. Além disso, o candidato também deve fornecer um e-mail ao qual possua acesso fácil.
Lembre-se que existem 4 modalidades diferentes de provas que podem ser realizadas:
- Prova Regular do Encceja;
- Encceja PPL;
- Encceja no Exterior;
- Encceja PPL no Exterior.
Verifique com calma aquela que mais atende suas necessidades como estudante e se prepare para realizar a avaliação. Além disso, os prazos para inscrições são diferentes. Fique atento para não ficar de fora.
Além disso, para aqueles que faltaram no ano passado e estão refazendo o exame em 2024, não há obrigação de pagar nenhum ônus de reembolso. No entanto, os concorrentes que não tenham participado em todas as provas da
A prova do Encceja 2024 possui todas as suas regras definidas através do edital. Assim, caso você não vá realizar a prova neste ano, mas no próximo, ao iniciar das atividades letivas, o candidato já pode ficar de olho no site para acompanhar.