Como Justificar Ausência no Encceja 2024: Passo a passo completo

Se você se inscreveu para o Encceja, mas não poderá comparecer ao local de prova, então, é mais do que necessário saber como justificar ausência no Encceja 2024 a fim de não ter problemas quando decidir fazer o exame novamente em outro momento. Para te ajudar, preparamos um texto que te explicará o que precisa fazer.

Como Justificar Ausência no Encceja 2024
Como Justificar Ausência no Encceja 2024

O que é a prova do Encceja?

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova realizada todos os anos no Brasil através de uma parceria entre o INEP e o MEC. O objetivo é dar oportunidade aos estudantes que não concluíram seus estudos em período regular, mas desejam fazer isso agora.

Através do Encceja, você pode finalizar os estudos de Ensino Fundamental e Ensino Médio e retomar sua vida acadêmica e concluir o ensino regular, desde que conquiste a pontuação mínima exigida no exame.

O Encceja é aplicado de maneira gratuita em todo o Brasil e é considerada uma boa oportunidade para aqueles que desejam ter a oportunidade de conquistar um diploma de Ensino Superior.

Entretanto, caso você tenha se inscrito, mas não possa comparecer no dia da prova por alguma razão, é necessário justificar sua ausência no portal do INEP para que você não seja penalizado no futuro. Abaixo, damos mais detalhes sobre isso.

ENCCEJA 2024 é pago
ENCCEJA 2024 é pago

Por que é necessário justificar a ausência no Ennceja 2024?

O governo federal não cobra nenhuma taxa ao estudante que se inscreve para a prova do Encceja e comparece no dia para a realização da mesma. Entretanto, aqueles que se ausentam geram custos ao governo que são considerados como desnecessários, já que o exame é um tipo de investimento feito na população.

Sendo assim, é importante fazer a justificativa para que você não tenha que pagar taxas quando decidir fazer a prova do Encceja em outro momento futuro.

Vale lembrar que não é obrigatório justificar, porém, se você não comparecer não justificar a falta, terá que pagar uma taxa de R$40,00 caso deseje voltar a se inscrever no ano seguinte.

As principais causas para ausências no Encceja costumam envolver:

  • Adoecimento;
  • Adoecimento / Morte de familiares;
  • Local de prova de difícil acesso;
  • Acidentes;
  • Problemas de saúde;
Local de Prova Encceja 2024

Página do Participante Encceja 2024

Inscrições, Acesso e Senha.

Como justificar ausência no Encceja 2024?

Caso você precise mesmo faltar no dia da prova por alguma das razões acima – ou qualquer outra razão – explicaremos agora o que você deve fazer.

A justificativa é feita sem precisar sair de casa, utilizando apenas a Internet. Você pode acessar o portal do candidato e proceder com a sua justificativa.

O INEP dá um prazo de até 7 dias após realizado o exame para que os alunos façam suas justificativas. Após esse prazo, a opção fica indisponível no site, restringindo o acesso. Sendo assim, é importante ficar atento ao prazo e não esquecer.

Imagem: iStock

Abaixo explicamos tudo que você precisa fazer, passo a passo:

  1. Clique aqui para acessar a Página do Participante;
Como fazer a prova do Encceja 2024 no exterior
Captura de Tela da Página Oficial do Encceja
  • Escolha a opção Justificativa de Ausência e digite seu CPF, data de nascimento e clique na figura solicitada;
  • Preencha o formulário que aparece na tela com seus dados pessoais;
  • Envie os documentos necessários para justificar a ausência e finalize sua solicitação.
  • Com isso você terá justificado sua ausência no Encceja 2024 e não terá problemas com taxas cobradas pelo INEP na hora de fazer a sua inscrição no próximo ano!

    Abaixo, deixamos um vídeo com mais informações sobre o Encceja. Fique sempre atento às atualizações da nossa página!

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Cristina Barbosa
    A Redatora Cristina é especialista no universo educacional e produtora de conteúdo online desde 2015. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Encceja 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo educacional para todos os nossos leitores.