Como fazer a prova do Encceja 2024 no exterior? Inscrições e Regras!

Você está buscando informações sobre como fazer a prova do Encceja 2024 no exterior? Então acompanhe as informações e dicas que separamos para você. Neste texto, você vai entender tudo sobre as regras, prazos para não se perder na hora de fazer sua inscrição.

Como fazer a prova do Encceja 2024 no exterior
Captura de Tela da Página Oficial do Encceja

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é um programa direcionado a jovens e adultos que vivem tanto no Brasil quanto no exterior, porém, mas que não puderam concluir seus estudos na idade adequada, conforme esclarece o portal oficial do Inep.

O programa iniciou-se no ano de 2002 e, atualmente, é realizado pelo Inep contando com a participação e colaboração das secretarias municipais e estaduais de educação.

O certificado é emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação, além dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Com o certificado, é possível ingressar em qualquer instituição de ensino superior da preferência do aluno. É válido destacar que o exame ocorre anualmente e não é cobrada nenhuma taxa para a inscrição.

Local de Prova Encceja 2024.

Local de Prova Encceja 2024

Consultar ou Alterar Local de Prova

Regras para a participação no Encceja 2024

Conforme esclarece o portal oficial do Inep, todos os jovens e adultos que residam no Brasil ou no exterior podem participar.

Para quem busca certificação do ensino fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data da realização da prova. Já para aqueles candidatos que buscam a certificação do Ensino Médio, é exigido que tenham, no mínimo, 18 anos completos no momento da realização do exame.

Outra exigência é possuir o registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) a fim de poder realizar a inscrição no exame.

Encceja
Foto: Reprodução

Quem pode fazer a prova do Encceja 2024 no exterior?

As aplicações das provas fora do Brasil se realizam em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O exame é livre e qualquer brasileiro residente no exterior pode realizá-lo. O candidato precisa estar atento, porém, às datas de aplicação, pois elas são distintas.

Caso o aluno tenha se inscrito no ano anterior e não tenha comparecido ao exame, é preciso justificar a ausência para ter o direito a realizar as provas em 2024. O Inep julgará se aceita ou não a justificativa apresentada pelo candidato.

Em casos de que o aluno não se apresentou para fazer a prova e não justificou sua ausência, será necessário realizar o pagamento de uma taxa de 40 reais para poder fazer a prova novamente. Nos demais casos, o exame é gratuito.

Encceja
Foto: Reprodução

Natureza da prova e quantidade de questões

No Encceja, os candidatos precisam responder a quatro provas que possuem 30 questões de múltipla escolha e uma redação. O exame tem 4 horas de duração.

Quem deseja concluir o Ensino Fundamental precisa se preparar para responder a questões de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação.

Aqueles que querem finalizar os estudos do Ensino Médio devem estar aptos a responderem às questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física), Ciências Humanas e Suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Fonte: Portal do Governo Federal


Como realizar a prova do Encceja 2024 no exterior?

Para se inscrever na prova, é necessário acessar o site oficial do Encceja e realizar as inscrições. Abaixo você vê o passo a passo:

  1. Acesse o site do Inep Encceja clicando aqui;
Captura de Tela da Página Oficial do Encceja
Captura de Tela da Página Oficial do Encceja
  • Selecione a opção Inscrição 2024;
  • Digite seu CPF e sua data de nascimento e clique na figura solicitada;
  • Digite todos os dados que são solicitados na tela;
  • Informe ao sistema se deseja realizar a prova do Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
  • Marque as provas e selecione o país e a cidade que deseja realizar o exame;
  • Realize a confirmação dos dados e responda ao questionário socioeconômico;
  • Finalize a inscrição.
  • O próprio portal informará o local para a realização da prova na página do participante. Caso deseje se manter informado, acompanhe as atualizações aqui na nossa página.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Cristina Barbosa
    A Redatora Cristina é especialista no universo educacional e produtora de conteúdo online desde 2015. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Encceja 2024, artigos atualizados e confiáveis sobre o mundo educacional para todos os nossos leitores.